SELO COMEMORATIVO A PROCLAMAÇÃO DE NOSSA SENHORA DO SAGRADO CORAÇÃO COMO PADROEIRA DA DIOCESE DE PINHEIRO-MA
No dia 15 de agosto de 1946, há 74 anos, chegaram em Pinheiro-MA, nove padres italianos, Missionários do Sagrado Coração, entre eles Pe. Pierpaolo Sambalino (meu padrinho) que, se vivo fosse, completaria 100 anos em 28 de abril de 2020. A chegada desses padres representou para Pinheiro um novo tempo: com a fé e a religiosidade germinaram frutos de progresso social pela Educação; por isso, escolhi esta data para levar ao conhecimento de todos este selo que será lançado em setembro, na festa da Natividade de Maria Santíssima.
Há 70 anos, Nossa Senhora do Sagrado Coração (título mariano do século XIX, criado pelo Pe. Júlio Chevalier), foi declarada pela Santa Sé, Padroeira Principal da Diocese de Pinheiro (à época Prelazia). Para registrar a passagem de tão importante acontecimento, elaborou-se um selo postal comemorativo a esta magna data.
O selo remete a imagem do céu azul, com nuvens singelas e harmoniosas, em referência à cor do manto de Nossa Senhora do Sagrado Coração, sob cuja proteção a Diocese de Pinheiro se encontra. Nas margens o selo traz o nome do autor da proposta e da arte do selo, bem como a inscrição comemorativa: NSRA do Sagrado Coração – Padroeira da Diocese de Pinheiro-MA 1950/2020.
Na lateral superior direita do selo, apresenta-se um pombo branco, com asas abertas, simbolizando o Espirito Santo que, em seu voo, traz o clarão da Luz que, ao crepitar na forma de uma cruz, pousa sobre a cabeça de um ícone mariano formado por um contorno que tem as mesmas cores do clarão que emana do pombo, em alusão ao mistério da Encarnação do Verbo e a saudação do Anjo Gabriel: Ave Maria, Cheia de Graça, o Senhor é contigo.
O ícone mariano tem seu olhar voltado para um coração, o qual formado por contornos verde e vermelho, tendo ao centro a representação da Catedral Diocesana de Santo Inácio (sede do bispado) em contornos brancos. O coração e a representação da catedral estão dispostos na cor da bandeira italiana (verde, branco e vermelho) e representa o reconhecimento e a gratidão aos padres italianos Missionários do Sagrado Coração que fizeram a Prelazia tornar-se Diocese, além de contribuírem para o progresso social e educacional da Cidade de Pinheiro -MA.
Um rosário circunda o coração, simbolizando a força da oração e a devoção em Maria Santíssima, a quem Cristo deu-nos por mãe aos pés da Cruz; o rosário simboliza ainda a Legião de Maria, movimento mariano de leigos que foi implantado pelos padres italianos e, no campo do apostolado, vem produzindo muitos frutos na diocese.
Sobrepondo todo conjunto, está o número 70 e a palavra anos, em dourado, para lembrar a nobreza e valor da proteção da Virgem Maria ao longo dessas sete décadas; o pombo está pousado na direita do numeral 7 em alusão aos dons do Espirito Santo e, na outra extremidade, um ramo de florente de rosas brancas, remetem a virgindade e as alegrias de Maria que, embora sejam sete, foram representadas com apenas seis rosas, pois a sétima alegria (a Coroação de Maria) se faz no coração elevado aos céus, feito trono do Altíssimo.
Compondo o numeral 70, sobrepõe-se ao coração (com a catedral em seu âmago), um círculo dourado que toca o ícone mariano, lembrando a forma de uma aliança, para dizer da necessidade de união do homem com o Divino: “Tudo a Jesus por Maria”. O Sete se aloja entre o pombo e o ícone mariano para recordar a íntima ligação da Virgem Maria (Esposa do Espírito Santo) com o desígnio salvífico de Deus, que se faz homem.
Na parte inferior do selo, aparece a figura de Nossa Senhora do Sagrado Coração, por entre nuvens, com seu Unigênito nos braços, apontando para o coração de Jesus que, por sua vez, aponta para sua mãe, constituída Tesoureira daquele Coração Sagrado (prerrogativa do título mariano de Nossa Senhora do Sagrado Coração), que fez germinar a Diocese de Pinheiro sob o ideal de que AMADO SEJA POR TODA PARTE O SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS.
********